ARTIGOS

Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a beleza dos dentes e do sorriso e a procura pela estética vem aumentando cada vez mais.

O Clareamento Dental, entrou na Odontologia no momento em que muito se fala em Estética Dental. Estudos recentes provaram que não ocorre nenhum dano as estruturas do dente e nem risco de desgasta do esmalte do dente,o que chamamos abrasão.Quando colocamos o gel clareador em contato com o dente irá ocorrer uma reação de óxido/redução no interior da dentina, e assim as impurezas que aí se alojaram serão removidas, sem danos ao esmalte e à dentina.

Existem dois tipos de clareamento dental: caseiro e o clareamento a laser .

O clareamento caseiro que é feito pelo próprio paciente em sua casa ganha cada dia mais popularidade ao passo em que as pessoas além da preocupação com a aparência, não têm mais tempo para seguidas consultas ao dentista. Esse tratamento consiste, basicamente, na auto-aplicação de 07 a 15 dias, por parte do paciente, de um gel a base de peróxido de carbamida, através de uma moldeira plástica,obtidos no consultório, sempre sob a orientação e acompanhamento de um dentista.

Já no Clareamento á laser este processo de branquiamento dos dentes é acelerado, e se pode conseguir um bom clareamento em apenas uma sessão por arcada e com uma sensibilidade menor.O maior problema é que o custo desse tipo de procedimento é maior.

Devemos, sim, ter cuidados quanto aos materiais usados. Há muitos materiais vendidos, indiscriminadamente, em farmácias, por telefone e outros meios, que devem ser vistos com cautela. Temos casos em que o clareamento não trará resultados, devido ao tipo de manchas apresentadas pelos dentes, que devem ser analisadas, antes de seu uso por um profissional.

Devemos salientar no entanto que o paciente poderá ter alguns desconfortos( sensibilidade) que serão esclarecidos e resolvidos com facilidade pelo seu dentista. Éticamente, o paciente deverá saber que o clareamento só terá efeito sobre a estrutura dental. Assim deve estar ciente, antes do início do tratamento, que se tiver restaurações de Resina Composta, principalmente, nos dentes anteriores, estas com muita chance, deverão ser trocadas, após o clareamento, já que irão ficar diferentes da nova tonalidade dos dentes.

O clareamento dental, quando bem orientado, trará grandes satisfações ao paciente uma vez que o sorriso ainda é o nosso cartão de visita.